top of page
  • Foto do escritorSG Contábil

A Importância Vital da Emissão da Nota Fiscal: Protegendo sua Empresa e Garantindo Confiança aos Consumidores.

 

A emissão da nota fiscal teve origem no Brasil nos anos 70 com o objetivo de combater a sonegação de impostos. Inicialmente, era preenchido manualmente, mas passou por diversas transformações até chegar à sua forma atual, a nota fiscal eletrônica.


Emitir nota fiscal é uma obrigação para todas as empresas que realizam atividades comerciais e para aquelas registradas no regime do Simples Nacional. O empreendedor deve identificar qual é o tipo de nota mais adequado para sua empresa, como Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias (NF-e), Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) e Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônico (NFC -e).


A emissão da nota fiscal é uma garantia de que a empresa está satisfeita de maneira legal e pagando corretamente os seus impostos. Além disso, ao emitir uma nota fiscal, a empresa também aumenta a confiança de seus clientes, já que esse documento garante seus direitos, como a possibilidade de realizar trocas de produtos ou receber reembolsos.


A emissão da nota fiscal tem ainda outras vantagens:


nota fiscal
A nota fiscal garante segurança tanto para empresas quanto para consumidores.


  • Verificação do credenciamento fiscal da empresa: É importante conferir o credenciamento fiscal da empresa para saber em qual tipo de nota fiscal ela se enquadra. Além disso, é interessante utilizar um software emissor de notas fiscais, que facilita o processo de emissão e controle desses documentos.

  • Emissão de NF-e on-line: Existem diversas formas de emitir uma nota fiscal, como por meio de softwares emissores integrados ao sistema de gestão da empresa. Também é possível utilizar plataformas online, como o site do Sebrae. Para escolher essa opção, basta acessar o link do site do emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e) e fazer o download do aplicativo para geração das notas.

  • NF-e pelo sistema municipal: Para emitir a NF-e pelo sistema da prefeitura do município, o empresário deve realizar um cadastro da empresa na inscrição municipal da prefeitura da cidade em que estiver localizado. Esse cadastro gera um número de identificação do CNPJ da empresa no sistema da cidade. Em seguida, o empresário receberá um login e senha por e-mail para começar a emitir as notas fiscais.

  • Nota fiscal eletrônica ao consumidor: A nota fiscal eletrônica ao consumidor também pode ser emitida através do site da Secretaria da Fazenda, após a liberação solicitada pelo empreendedor.

A nota fiscal contém mais informações do que o cupom fiscal. Além dos dados sobre a empresa, dados e horário da operação, descrição dos produtos e informações de pagamento, a nota fiscal também traz informações sobre os impostos de cada produto, o cliente, a transportadora, entre outros.


A nota fiscal pode ser utilizada como garantia para possíveis trocas de produtos, reembolsos e também para fins de controle e fiscalização pela Receita Federal. Por isso, é importante armazená-las por um período mínimo de cinco anos.


Compreender a importância da emissão das notas fiscais faz toda a diferença para simplificar esse processo na rotina dos empreendedores e evitar problemas na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda.

Comments


bottom of page